Uma boa gestão de Segurança do Trabalho em uma empresa é essencial, mas tão importante quanto ela, é também preciso investir em treinamento de segurança do trabalho para esclarecer os funcionários sobre o assunto, ensinando como usar os EPIs e EPCs, como manusear as máquinas corretamente e como evitar acidentes.
Um ambiente de trabalho saudável e seguro é a garantia de uma equipe motivada, qualidade e produtividade para a empresa e funcionário. Oferecer bem-estar e segurança aos colaboradores não é papel exclusivo do empregador. Cada colaborador é responsável pela segurança de toda a empresa, através das atitudes colocadas em prática durante o exercício de suas funções.
De que adianta o gestor garantir equipamentos de proteção (EPIs e EPCs) se o funcionário não utilizam diariamente? Qual é o objetivo da Comissão Interna de Proteção de Acidentes (CIPA) e dos Técnicos em Segurança do Trabalho se o colaborador não tem compromisso com a Segurança do trabalho?
Não adianta fornecer luvas, óculos de proteção, calçados e o colaborador não utilizá-los corretamente - ou pior, não fazer uso!
Lembre-se: a responsabilidade é de todos, o colaborador precisa fazer a sua parte! Você também é responsável pela segurança do trabalho de sua empresa, não só o empregador.