Usuário:
Senha:

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fique por dentro
Saúde, é Bom Saber


Aqui você encontra informações de especialistas do Ministério da Saúde sobre como ter uma vida saudável e manter hábitos de promoção e proteção da sua saúde. Escolha uma das especialidades abaixo, e saiba o que o Governo Federal, por meio do Ministério, tem feito para promover a sua saúde e de seus familiares
.



Dermatologia

A Dermatologia é a especialidade da medicina que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a “pele”. A especialidade engloba ainda as doenças dos anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais). A “pele” reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas - ela é uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial - como um manto protetor.Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Se a pele estiver ressecada, é sinal que o corpo pede água. Mas outros fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, como vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco. 

Dicas do Especialista, Dr. Luiz Macieira:

Qual é o primeiro cuidado que se deve tomar com uma queimadura? Veja aqui

Queimadura provocada por acidente doméstico, qual deve ser o primeiro cuidado? Veja aqui

Cardiologia

A Cardiologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular. Existem fatores de risco que contribuem para o aparecimento das doenças cardiovasculares. Eles podem ser fatores imutáveis, do qual não podemos interferir, como é o caso da hereditariedade, idade e sexo. E os fatores mutáveis, do qual podemos prevenir, tais como o fumo, colesterol elevado, pressão arterial elevada, vida sedentária, obesidade etc. Há outros fatores que podem agravar os fatores mutáveis, como estar constantemente sob tensão emocional (estresse), porque pode fazer com que uma pessoa coma mais, fume mais, assim como certos medicamentos podem ter efeitos semelhantes, por exemplo, a cortisona, os antiinflamatórios e os hormônios sexuais masculinos e seus derivados, contribuindo para o aumento da pressão arterial e aparecimento das doenças cardiovasculares.

Nutrição

A nutrição é a ciência responsável pelo estudo dos alimentos, seus nutrientes e o próprio ato de se alimentar. A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência. Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável.

Dicas da Especialista: Dra. Angélica Berzo:

O que é considerado uma refeição saudável? Veja aqui

Alimento que não pode faltar no dia a dia das pessoas? Veja aqui

Quais são as dicas para a reeducação alimentar? Veja aqui

Quais os benefícios de uma alimentação saudável? Veja aqui

 

Dicas de outras especialidades veja aqui.

 

Fonte Ministério da Saúde

Últimas Notícias
www.prevenirsst.com.br - (48) 3025-7498